Texto individual do trabalho de grupo "Hoteis italianos de 5 estrelas e as redes sociais" da disciplina de Tecnologias e Sistemas de Informação, ESHTE 2010
![](http://thegeekers.files.wordpress.com/2009/10/redes_sociais1.jpg)
Ao entrar no século XXI o Planeta já estava inteiramente familiarizado com as novas tecnologias e com a Internet, mas na primeira década do novo milénio houve uma aceleração natural do processo: vive-se a era digital, onde a informação é imediata, praticada no segundo, e os jovens do novo milénio crescem num ambiente em que a internet tem um grande peso (Estima-se que sejam 1.1 biliões os utilizadores da Internet em todo o Mundo).
Associado a esse fenómeno global surgiu portanto um novo fenómeno: As redes Sociais, que tal como o nome sugere, tiveram um impacto gigantesco na nossa sociedade. Vieram demonstrar que a Teoria dos seis graus de separação (teoria que defende que a partir de uma pessoa é possível alcançar qualquer uma outra em todo o globo terrestre percorrendo no máximo 6 graus de conhecimentos entre amigos, conhecidos, familiares, etc.) é aplicável ao nosso mundo ao reunir os utilizadores numa rede de conhecimentos.
De facto, hoje em dia, alguém não saber o que é o Facebook, é visto como um fenómeno não muito comum, sendo particularmente no mundo dos jovens, como algo até bastante raro (um outsider).
No inicio, as redes sociais eram associadas ao lazer e à comunicação entre amigos e familiares, porém, actualmente, a relação estabelecida entre pessoas através das redes sociais passa agora também a ser entre empresas e clientes.
As salas de chat na Internet foram passando a ser algo démodé: as redes sociais davam mais personalidade ao fenómeno, permitiam a criação de perfis, que iam sendo enriquecidos com conteúdo social transmitido por outras pessoas. É o fenómeno do “Achievement” entre os mais jovens, a verdadeira escalada social fundamentada. E tal como tudo nesta sociedade descartável, também as redes sociais aborrecem e passam de moda passado algum tempo, daí se explica a gigantesca diversificação de redes e mesmo o número de utilizadores que difere de uns países para os outros (No Brasil a rede social mais utilizada é o Orkut enquanto que em Portugal era há uns meses o Hi5).
A dimensão e os negócios à volta destas páginas tomaram proporções gigantescas: O My Space, por exemplo registava 116 milhões de utilizadores em 2006, dois anos após ser criado e um ano após ter sido comprado pela Rupert Murdoch's News Corporation por 580 milhões de dólares americanos.
Em termos empresariais, a utilidade destas redes foi óbvia: seria possível aos patrões analisar informações pessoais sobre um possível candidato a um lugar na empresa, e vice-versa.
Mais tarde viu-se mais valias também no que diz respeito aos contactos que as empresas conseguiam através das redes sociais, assim como a cliente e a aumentar a sua notoriedade perante o público em geral. As redes sociais foram lentamente se tornando num ponto chave do plano de ecommerce de empresas em todos os ramos profissionais, quer seja a grande quer a pequena escala.
Através das suas ferramentas é possível às empresas actualizarem as informações em tempo real, sendo que estas podem passar por textos, imagens, filmes, etc. … Os clientes podem deixar os seus veredictos e isso pode influenciar à opção de outros clientes, ou mesmo transmitir informações importantes às empresas sobre a imagem que o consumidor delas tem.
A comunicação site – rede social é assim tremendamente importante já que as redes sociais têm mais funcionalidades que os sites e por sua vez podem aumentar o número de visitas dos sites.
![](http://thegeekers.files.wordpress.com/2009/10/redes_sociais1.jpg)
Ao entrar no século XXI o Planeta já estava inteiramente familiarizado com as novas tecnologias e com a Internet, mas na primeira década do novo milénio houve uma aceleração natural do processo: vive-se a era digital, onde a informação é imediata, praticada no segundo, e os jovens do novo milénio crescem num ambiente em que a internet tem um grande peso (Estima-se que sejam 1.1 biliões os utilizadores da Internet em todo o Mundo).
Associado a esse fenómeno global surgiu portanto um novo fenómeno: As redes Sociais, que tal como o nome sugere, tiveram um impacto gigantesco na nossa sociedade. Vieram demonstrar que a Teoria dos seis graus de separação (teoria que defende que a partir de uma pessoa é possível alcançar qualquer uma outra em todo o globo terrestre percorrendo no máximo 6 graus de conhecimentos entre amigos, conhecidos, familiares, etc.) é aplicável ao nosso mundo ao reunir os utilizadores numa rede de conhecimentos.
De facto, hoje em dia, alguém não saber o que é o Facebook, é visto como um fenómeno não muito comum, sendo particularmente no mundo dos jovens, como algo até bastante raro (um outsider).
No inicio, as redes sociais eram associadas ao lazer e à comunicação entre amigos e familiares, porém, actualmente, a relação estabelecida entre pessoas através das redes sociais passa agora também a ser entre empresas e clientes.
As salas de chat na Internet foram passando a ser algo démodé: as redes sociais davam mais personalidade ao fenómeno, permitiam a criação de perfis, que iam sendo enriquecidos com conteúdo social transmitido por outras pessoas. É o fenómeno do “Achievement” entre os mais jovens, a verdadeira escalada social fundamentada. E tal como tudo nesta sociedade descartável, também as redes sociais aborrecem e passam de moda passado algum tempo, daí se explica a gigantesca diversificação de redes e mesmo o número de utilizadores que difere de uns países para os outros (No Brasil a rede social mais utilizada é o Orkut enquanto que em Portugal era há uns meses o Hi5).
A dimensão e os negócios à volta destas páginas tomaram proporções gigantescas: O My Space, por exemplo registava 116 milhões de utilizadores em 2006, dois anos após ser criado e um ano após ter sido comprado pela Rupert Murdoch's News Corporation por 580 milhões de dólares americanos.
Em termos empresariais, a utilidade destas redes foi óbvia: seria possível aos patrões analisar informações pessoais sobre um possível candidato a um lugar na empresa, e vice-versa.
Mais tarde viu-se mais valias também no que diz respeito aos contactos que as empresas conseguiam através das redes sociais, assim como a cliente e a aumentar a sua notoriedade perante o público em geral. As redes sociais foram lentamente se tornando num ponto chave do plano de ecommerce de empresas em todos os ramos profissionais, quer seja a grande quer a pequena escala.
Através das suas ferramentas é possível às empresas actualizarem as informações em tempo real, sendo que estas podem passar por textos, imagens, filmes, etc. … Os clientes podem deixar os seus veredictos e isso pode influenciar à opção de outros clientes, ou mesmo transmitir informações importantes às empresas sobre a imagem que o consumidor delas tem.
A comunicação site – rede social é assim tremendamente importante já que as redes sociais têm mais funcionalidades que os sites e por sua vez podem aumentar o número de visitas dos sites.
Tiago Vilarinho (13/05/2010)
Faz-te homem pá!
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